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sexta-feira, 5 de abril de 2013

Avaliação de Língua Portufuesa 7ª série


Escola Dr. Jaime Monteiro    Ensino Fundamental  -  7ºsérie  Professora Márcia Oliveira da Silva

                             Leia o texto abaixo para responder as questões 1 e 5:

Texto 1:                         A GALINHA REIVINDICATIVA

     "Em certo dia de data incerta um galo velho e uma galinha nova encontraram-se no fundo de um quintal, entre uma bicada e outra, trocaram impressões sobre como o mundo estava mudado. O galo, porém, fez questão de frisar que sempre vivera bem, tivera muitas galinhas em sua vida sentimental e agora, velho e cansado, esperava calmamente o fim de seus dias.
     Ainda bem que você está satisfeito - disse a galinha. - E tem razão de estar, pois é galo. Mas eu, galinha, fêmea da espécie, posso estar satisfeita? Não posso. Todo o dia pôr ovos, todo semestre chocar ovos, criar pintos, isso é vida? Mas agora a coisa vai mudar. Pode estar certo de que vou levar uma vida de galo, livre e feliz. Há já seis meses que não choco e há uma semana que não ponho um ovo. A patroa, se quiser, que arranje outra para esses ofícios. Comigo, não, violão!
     O velho galo ia ponderar filosoficamente que galo é galo e galinha é galinha e que cada ser tem sua função específica na vida, quando a cozinheira, sorrateiramente, passou a mão no pescoço da doidivanas e saiu com ela esperneando, dizendo bem alto: 'A patroa tem razão: galinha que não choca nem põe ovo só serve mesmo é pra panela'.
Moral: Um trabalho por jornada mantém a faca afastada.
                 
                     Millôr Fernandes, "Pif-Paf". Edição de O Independente

01. O que a galinha quis dizer com a pergunta” isso é vida?”
(A) que a vida é maravilhosa.
(B) que suas atividades são sacrificantes.
(C) que é muito fácil a sua vida.
(D) que tinha tudo o que queria e precisava.

02.O narrador diz que o galo é velho e a galinha é nova. Que importância tem isso para o desenrolar da história?
(A) É que o galo tem idade para ser pai da galinha.
(B) É que a galinha era reivindicativa e conseguia tudo o que queria através de seus manifestos
(C) É que o galo não serve mais para ser comido e a galinha sim.
(D) É que o fato do galo ser mais velho lhe dá maior experiência de vida, e a galinha ser nova faz com que    seja mais  imatura.

03. A galinha dessa história, que na verdade representa uma mulher, pode ser considerada uma feminista?
(A) Não, pois não reclama de nada e gosta da vida que leva.
(B) Não, pois aceita sua condição social.
(C) Sim, pois acha que os homens poderiam também chocar e servir para a panela, como elas.
(D) Sim, pois considera os homens uns privilegiados.

04.Qual mensagem podemos extrair desse texto?
(A) Que todas as vezes que reivindicamos somos atendidos.
(B) Que devemos aceitar tudo calados e nunca reclamarmos de nada.
(C) Que devemos ouvir os mais velhos, pois eles tem experiência de vida.
(D) Que cada um deve cumprir com suas funções específicas, senão poderá ser punido.

05. Quanto ao narrador e ao tempo da narrativa podemos afirmar que:                                                

(A)narradorobservador/tempo psicológico                                                                                                                      
(B) narrador personagem/tempo psicológico                                                                                      
(C) narrador observador /tempo cronológico                                                                                                                         
(D) não há narrador/ tempo psicológico                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

Leia o texto a seguir para responder as questões 6 e 7:

Texto 2                              TRAGÉDIA BRASILEIRA      

      Misael, funcionário da Fazenda, 63 anos, conheceu Maria Elvira na Lapa, prostituída, com sífílis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.
     Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria. Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado. Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. Não fez nada disso: mudou de casa.
    Viveram três anos assim.
    Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.
    Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos...
     Por fim na rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.
                                                                   (Manuel Bandeira)


06. O enredo faz parte da estrutura da narrativa. O enredo do texto acima se desenvolve a partir:
(A) da morte de Maria Elvira
(B) do momento em que  Misael passou a viver com Maria Elvira
(C) das várias traições de Maria Elvira
(D) do momento em que a polícia encontra Maria Elvira

07. No texto há um subentendido. Maria Elvira continua com uma vida desregrada mesmo tendo um marido.Em que parágrafo podemos perceber este implícito?
(A) no 6º parágrafo
(B) no 3º parágrafo
(C) no 2º parágrafo
(D) no 5º parágrafo




Texto 3     ALÉM DA IMAGINAÇÃO

Tem gente passando fome. E não é a fome que você imagina entre uma refeição e outra.
Tem gente sentindo frio. E não é o frio que você imagina entre o chuveiro e a toalha.
Tem gente muito doente. E não é a doença que você imagina entre a receita e a aspirina.
Tem gente sem esperança. E não é o desalento que você imagina entre o pesadelo e o despertar.
Tem gente pelos cantos. E não são os cantos que você imagina entre o passeio e a casa.
Tem gente sem dinheiro. E não é a falta que você imagina entre o presente e a mesada.
Tem gente pedindo ajuda. E não é aquela que você imagina entre a escola e a novela.
Tem gente que existe e parece imaginação.
                            TAVARES, Ulisses, 1977.

08. No final desse texto, a expressão “parece imaginação” sugere que as pessoas muito necessitadas:
(A) precisa de ajuda material.
(B) provocam sentimento de culpa.
(C) são socialmente invisíveis.
(D) sobrevivem aos problemas.



Texto 4                          ISRAELENSE CRIA FRANGO SEM PENAS

        JERUSALÉM – Um frango transgênico, sem penas, com a pele vermelha e a carne menos gordurosa foi criado
nos laboratórios da Universidade Hebraica de Jerusalém. O geneticista Avigdor Cahaner cruzou um pequeno pássaro
sem penas com uma ave de granja e obteve o frango careca, maior e mais saudável.
       “As aves consomem muita energia para crescer, mas no processo geram muito calor, do qual têm de se livrar,
impedindo que a temperatura do corpo se eleve tanto que as mate”, explicou Avigdor. Por isso, o crescimento das aves
de granja é mais lento no verão e nos países quentes. Se não tiverem penas, as aves podem redirecionar a energia para se desenvolverem, e não mais para manter a temperatura suportável.
         “As penas são um desperdício, exceto nos climas mais frios, nos quais protegem as aves”, concluiu.


09. As penas são um desperdício para os frangos porque:
(A) superaquecem as aves em todos os climas.
(B) refrescam as aves em climas quentes.
(C) impedem que as aves produzam energia.
(D) limitam o crescimento das aves.



Leia o texto abaixo para responder as questões 10 e 11:

Texto 5   COMO UM FILHO QUERIDO

     Tendo agradado ao marido nas primeiras semanas de casados, nunca quis ela se separar da receita daquele bolo. Assim, durante 40 anos, a sobremesa louvada compôs sobre a mesa o almoço de domingo, e celebrou toda data em que o júbilo se fizesse necessário.
     Por fim, achando ser chegada a hora, convocou ela o marido para o conciliábulo apartado no quarto. E tendo decidido ambos, comovidos, pelo ato solene, foi a esposa mais uma vez à cozinha assar a massa açucarada, confeitar a superfície.
     Pronto o bolo, saíram juntos para levá-lo ao tabelião, a fim de que se lavrasse ato de adoção, tornando-se ele legalmente incorporado à família, com direito ao prestigioso sobrenome Silva, e nome Hermógenes, que havia sido do avô.
   Fonte: COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p.57.

10. No conto “Como um filho querido” a esposa e o esposo foram ao tabelião com intuito de:
 (A) Regularizar a situação de um parente registrando seu nome.
 (B) Registrar o nome do filho querido que há 40 anos fazia parte da família, mas não tinha registro.
 (C) Lavrar o ato de adoção do bolo no tabelionato, e assim, incorporá-lo à família como um filho querido com      direito ao sobrenome da família Silva.
 (D) Lavrar o ato de adoção do filho querido para que o mesmo recebesse o nome do seu avô paterno, Hermógenes.

11. A expressão no 2º parágrafo “Convocou ela o marido para o conciliábulo apartado no quarto” significa:

(A) A mulher chamou o marido para uma conversa séria no quarto a fim de convencê- lo de que era preciso dar um nome ao bolo e registrá-lo no tabelionato.
(B) A mulher convidou o marido para uma breve reunião no quarto do casal na qual decidiriam pelo registro do nome do bolo no tabelionato.
(C) A esposa determinou ao marido que fosse ao quarto a fim de convencê-lo de dar um nome e registro ao bolo no cartório por meio de uma comemoração íntima.
(D) A esposa pediu para o marido que a acompanhasse até o quarto onde decidiriam registrar o nome do bolo no cartório de registros por meio de uma assembleia geral.

 Leia a tirinha da Mafalda 
12. A expressão no último quadrinho “Como se fosse para perdoar” denota:
(A) O sentimento de culpa de Mafalda.
(B) O presente simbolizando o fato de Mafalda perdoar os pais.
(C) Uma tentativa de aproximação por parte de Mafalda.
(D) O interesse de Mafalda por bens materiais.

Texto 6       PAVÊ DE MORANGO

Ingredientes: 
4 potes de queijo cremoso sabor morango
½ xícara (chá) de leite
½ colher (sopa) de açúcar
1 pacote de biscoitos de maisena
1 caixa de morangos lavados e picados (400 g)

Modo de fazer:
Retire o queijo cremoso dos potinhos e coloque em uma tigela. Guarde à parte. Em um prato fundo, misture o leite e o açúcar. Molhe rapidamente os biscoitos de maisena nessa mistura. Forre o fundo de uma travessa pequena com uma camada de biscoitos. Depois coloque uma camada de queijo cremoso sabor morango e espalhe parte dos morangos. Repita essa operação mais duas vezes, finalizando com os morangos.Leve à geladeira e sirva gelado. Rendimento: receita para 6 pessoas
                                      Fonte: Receita adaptada de www.nestlé.com.br
13. O texto tem por finalidade:
(A) Enumerar.
(B) Relatar.
(C) Discutir.
(D) Instruir.

Texto 7:     O DESPERDÍCIO DA ÁGUA

     A maioria das pessoas tem o costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque o consumo de água vem aumentando muito e está cada vez mais difícil captar água de boa qualidade. Por causa do desperdício, a água tem de ser buscada cada vez mais longe, o que encarece o processo e consome dinheiro que poderia ser investido para proporcionar a todas as pessoas condições mais dignas de higiene. Soluções inviáveis e caras já foram cogitadas, mas estão longe de se tornar realidade. São elas: retirar o sal da água do mar, transportar geleiras para derretê-las, etc.

           Fonte: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/index.htm

14. A alternativa que contempla a opinião do autor é:
(A) “Por causa do desperdício, a água tem de ser buscada cada vez mais longe(...).”
(B) “São elas: retirar o sal da água do mar, transportar geleiras para derretê-las, etc.”
(C) “A maioria das pessoas não têm o costume de desperdiçar água(...).”
(D) “A maioria das pessoas têm o costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque o consumo de água vem aumentando muito(...).”

Texto 8:    DENTES LIMPINHOS

         As primeiras escovas de dentes surgiram na China por volta de 1498. Eram feitas de  pêlos         de   porco trançados em varinhas de bambu. Essas cerdas foram trocadas depois por pêlos de cavalo, que não eram ainda o material ideal, pois juntavam umidade e criavam mofo. A melhor solução apareceu em 1938, quando surgiram as primeiras escovas com cerdas de náilon, usadas até hoje.
                      Fonte: Revista Recreio, nº 177, 31 de julho, 2003, p.26, Editora Abril.
15. A ideia central do texto é:
(A) Utilidade dos animais.
(B) Higiene dental.
(C) Pêlos de animais.
(D) Invenção de escova de dente.
 
Observe a charge abaixo para responder a questão:

16. O humor na charge está presente, principalmente:
(A) Na pergunta da dona da galinha.
(B) Na pergunta/resposta da vizinha e seu olhar.
(C) No objeto apresentado pela vizinha.
(D) Na expressão fisionômica das personagens.

17.Assinale a alternativa que completa corretamente as frases:
I –    Enviei dois ofícios ___ Vossa Senhoria.
II-   Fui ___ feira comprar frutas e legumes frescos.
III- Costumo dormir após ___ 10 horas da noite.
IV-   Minhas aulas começam ___ 7h30min.

(A)  à  -   à  -  às  -  às
(B)   a  -  a  -  as  -  as
(C)   a  -  à  -  as  -  às
(D)  à  -   a  -  às  -  as

18- Marque a alternativa que não contém ambiguidade.
(A) O professor falou com o aluno parado na sala.
(B) Deixe o cigarro correndo.
(C) Preso vigia acusado de matar empresário.
(D) A velha senhora encontrou o menino chorando no quarto dela.

19. Em qual das orações há erro na classificação das figuras?
(A) Vou sair para fora por causa do calor. ( PROSOPOPEIA)
 (B) Você é a escada da minha subida/ você é o amor da minha vida. ( METÁFORA )
(C) Gosto de ler Veríssimo. ( METONÍMIA )
(D) Ela chorou rios de lágrimas. ( HIPÉRBOLE )

20. Analise o trecho: “A dureza da vida dessas crianças não deixa nenhum lugar ao amor. Assim que elas nos encontram, é muito difícil fazê-las compreender que nós agimos somente para o interesse delas, pelo amor por elas.” A propósito dos pronomes sublinhados, podemos dizer que:
(A) concordam com “dureza da vida” .
(B) expressão uma circunstância  de tempo.
(C) deixam o trecho com muita ambiguidade.
(D) concordam com o termo “crianças”, citado anteriormente.




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